quinta-feira, 17 de março de 2011

A Fisioterapia na melhoria da função pulmonar


A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo, fazendo com que nosso organismo funcione de maneira adequada. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.



Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do músculo diafrágma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão dentro dos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio (O2) - processo chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono (CO2) - processo denominado de expiração.

Porém,em alguns indivíduos, este mecanismo pulmonar está limitado por uma série de fatores que cause ou indique uma função pulmonar deficiente. Existem três categorias principais de doença pulmonar: doença pulmonar obstrutiva crônica em que existe uma redução do fluxo de ar, causada pelo estreitamento ou obstrução das vias aéreas (caminho que o ar faz para sair dos pulmões), a exemplo da asma, enfisema e bronquite crônica; doença pulmonar restritiva na qual há uma diminuição na quantidade de ar inalada, porque existe uma redução na elasticidade ou quantidade de tecido pulmonar. A terceira categoria inclui as infecções. 

A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das doenças pulmonares utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos tanto em nível ambulatorial, hospitalar ou de terapia intensiva (UTI) com o objetivo de estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades diárias sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo, ou seja, melhorando a função do pulmão, consequentemente haverá melhoria na qualidade de vida.

Para que isto ocorra é necessário melhorar o "sistema de limpeza respiratório", a ventilação pulmonar e prevenir ou eliminar o acúmulo de secreções, favorecendo assim, as trocas gasosas, além de manter ou melhorar a mobilidade (movimento) da caixa torácica.

É importante ressaltar que para se atingir resultados positivos faz-se primordial um amplo estudo do quadro patológico apresentado pelo paciente, além de uma criteriosa avaliação das condições clínicas desse indivíduo e do traçado de um plano de tratamento condizente com suas necessidades atuais.



Luan César Ferreira Simões
Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.