terça-feira, 30 de agosto de 2011

Semana Contra o Tabagismo: Os malefícios do cigarro e seus quatro mil venenos.


Após anos de consumo, o tabaco vem perdendo suas características "positivas", e mostrando seu verdadeiro perfil. Hoje não há mais muita dúvida sobre os malefícios do uso de seus derivados para a saúde do fumante e de todos que vivem ao seu redor.

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão, inclusive entre os mais jovens. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Entretanto, até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido.

O alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presentes no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões, deixando-o com uma coloração castanha escura. Além disso, está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios. Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas.



Dizer que o cigarro pode provocar muitos males não é exagero, aqui vão algumas destas doenças e/ou problemas:



Muitos tipos de câncer estão associados ao cigarro, como: Boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o mais mortal deles, o Câncer de Pulmão, além do enfisema Pulmonar, que é uma doença obstrutiva crônica causadora de muitas mortes.

Apenas 6,7% dos casos de câncer de pulmão não estão relacionados ao cigarro, pois 90% ocorrem em fumantes, e 3,3% em fumantes passivos (pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro).

O cigarro também causa derrames e a trombose, lesando veias e artérias do seu organismo que acabam perdendo a capacidade funcional. Mesmo não levando à morte, este hábito pode causar impotência sexual no homem, complicações maternas e fetais na gravidez, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, e trombose vascular; podendo culminar com amputação de extremidades e membros inferiores.



A maioria dos fumantes não imagina que as conseqüências do fumo sobre o aparelho circulatório são devastadoras. Ao dar uma tragada, há um imediato aumento dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e constrição dos vasos (aperto), o que obriga o coração a exercer maior esforço para bombear o sangue. Com o tempo, eleva-se a probabilidade de desenvolvimento de doenças coronarianas, como angina, infarto, derrame, espasmo, arritmia cardíaca e morte súbita. Não é demais lembrar que quase todas as pessoas com até 35 anos que sofrem infarto são fumantes. 

E só para citarmos mais alguns malefícios temos:
Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta, sinusite, entre outras.

As conseqüências do tabagismo não aparecem tão rapidamente a ponto de você temê-las de imediato. Você pode ignorar o mal que o cigarro faz ao corpo e seguir fumando sem perceber que está se matando aos poucos.

Quando a mulher fuma durante a gravidez, além do risco aumentado de deslocamento precoce da placenta, ainda temos o de aborto prematuro, do bebê nascer com peso e altura inferiores ao normal, de natimortalidade (nascer morto) e de vir a morrer repentinantemente nos primeiros meses de vida (morte súbita infantil). Podem também ocorrer defeitos congênitos (físicos).

A menopausa precoce é mais frequente nas mulheres fumantes. Estas quando associam fumo com a pílula anticoncepcional têm o risco aumentado de 700% de sofrer infarto do coração e acidente vascular cerebral. O tabagismo nas mulheres também aumenta o risco de contrair câncer do colo do útero e da mama.

Além do mais, o fumo faz mal à pele, deixa as unhas e os dentes amarelados. Além disso, o fumante fica fedendo a cigarro o dia todo. Quem gosta de ficar ao lado de um fumante?

O fumo e seus derivados fazem parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana. Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto. Não restam dúvidas que o cigarro só traz malefícios à saúde e ao convívio social. O cigarro é uma droga e deve ser combatido por todos nós diariamente na nossa casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nos momentos de lazer. Um dos Cânceres da sociedade atende pelo nome de cigarro/fumo/tabaco, leva uma satisfação momentânea e causa um dos vícios mais perigosos causador da morte.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as substâncias tóxicas contidas no cigarro e suas repercussões no organismo, que tal repassar essa mensagem?

Luan César Simões
Fisioterapeuta


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.